Indicador de carga da Bateria

Introdução

Montar um indicador de carga da bateria é muito fácil e pode ser feito utilizando componentes de sucata ou mesmo dispositivos novos, já que todos componentes são de baixo custo. Esse indicador de carga de bateria pode ser utilizando em aeromodelismo, circuito armazenadores de energia (fontes renováveis e nobreaks caseiros), ou indicar o estado da bateria de seu carro. 

Princípio de Funcionamento e Circuito

O princípio de funcionamento do circuito é muito simples o LED D1 é colocado em série com o diodo e o resistor R1 e serve para indicar que a bateria está descarregada, por esse motivo o LED D1 deve ser vermelho. No caso da bateria estar carregada a sua tensão atinge um valor superior a 12 volts, o diodo zener Z3 entra em condução acionando dessa forma o transistor TR1 e acendendo o LED D2 (Verde). O circuito formado por R3, Z1, Z2, R4 e TR2 serve para indicar que a bateria está sendo carregada. 

Circuito do Indicador de Bateira Carregada para Carro.

Lista de Componentes:

  • R1 e R4 10k;
  • R2 470;
  • R3 100;
  • R5 680;
  • D1, D2 e D3 LED;
  • Z1, Z2 6,8V 1/2W;
  • Z3 11V 1/2W;
  • TR1 e TR2 BC548 ou BC547 (transistor NPN).

Placa de Circuito Impresso

Como o circuito é bem simples, por isso a placa de circuito impresso pode ser feita utilizando caneta de retroprojetor ou a técnica utilizado impressor a laser e ferro de passar roupa, veja o post: Fazendo placa de circuito impresso em casa.

Layout e disposição dos componentes da Placa de Circuito Impresso do Indicador de Carga de Bateria Automotiva.

Comentários

Anônimo disse…
Pessoal preciso de uma ajuda. Estou motando esse circuito e preciso inserir no circuito um capacitor. Consegue me ajudar o melhor lugar sem influenciar no sistema? Ou adicionar alguma coisa a mais usando capacitor?
Gustavo disse…
funciona com uma bateria de 3,7v obg
Superdrigo disse…
Olá amigo... o componente D4 o que seria?
Superdrigo disse…
Olá amigo, O que seria o componente D4?
Anônimo disse…
Superdrigo, logo se ve que vç não conheçe quase nada de componentes de eletronica. O componente que vç pergunta é um diodo simples (1N4007)ou outro similar qualquer, diferente dos diodos zener do circuito. Qualquer duvida me pergunte, se eu souber lhe respondo... bruxo.mau@bol.com.br
profilines disse…
olá amigo o D4 é um diodo pode ser o 1n4002 0u mesmo 1n4141
Unknown disse…
Tanto faz utilizar o 1n4002 ou 1n4148
César disse…
Olá, esse circuito funciona com uma bateride de 14.8v?

marcelo disse…
Mesmo circuito funcionaria para checar a carga em uma bateria 6v 12A? Pois no caso utilizaria somente o led de carga total (que no meu caso é o que interessa)
Anônimo disse…
Cara eu acho que é um diodo só não sei o valor dele, o cara não diz
Anônimo disse…
Pessoal sou eu estou iniciando na eletrônica e não entendi como interpretar o desenho dos transistores, alguém poderia me dizer o que parte do desenho é coletor que parte é base e que parte é emissor.

Desde já agradeço
PAULINHO disse…
Cara eu montei este circuito, porém houve um mau funcionamento. O LED que indica que esta sendo carregada (AMARELO) funciona normalmente, já o LED que indica que está descarregada(VERMELHO) permanece ligado em quaisquer situações, por outro lado, o LED que indica que a bateria está carregada(VERDE) não funciona. Alguma dica?
Anônimo disse…
Ola Pessoal!
Vou montar um circuito desse tipo, porem, preciso saber quando a tensão esta abaixo de 15v.
Sendo assim, alguém sabe me dizer quais componentes altero para obter esse resultado?
Anônimo disse…
Ola Pessoal!
Vou montar um circuito desse tipo, porem, preciso saber quando a tensão esta abaixo de 15v.
Sendo assim, alguém sabe me dizer quais componentes altero para obter esse resultado?
Unknown disse…
eu incrementei um led com um zever de 13v pois uma bateria super carregado e 14.4 porem meu carregador de carga lenta não conseguira atingir esse limite de 14.4 e demora anoite toda e também coloquei um rele com um zener de 13v também ai quando chegar a tenção de conduçao ele arma e desliga o carregador que esta ligado no NA do rele
Anônimo disse…
Pode ser usando no + e - da bateria carregando ? Ou tem q usar fora do carregador. ?

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED

Símbolos Elétricos