Fazendo placa de circuito impresso em casa

Muitas vezes o grande desafio em nosso projetos está na confecção da placa de circuito impresso, para resolver esse problema utilizando uma técnica de qualidade considerável e que pode ser a solução para projetos simples e de orçamento reduzido.

Das muitas técnicas para a confecção de placas de circuito impresso que tentei a transferência via calor do layout de uma impressão laser para a placa de circuito impresso foi a mais adequada e barata.

Material usado para Fazer a Placa de Circuito Impresso em Casa

O que eu preciso para fazer placa em casa utilizando transferência de toner:
  • Placa de circuito impresso virgem, Figura 1,
  • Folhas de Papel Couchê, esse papel é muito fácil de ser encontrado,
  • Impressora a laser;
  • Percloreto de ferro;
  • Ferro de passar roupa;
  • Lã de aço Bombril ou de qualquer outra marca;
  • Álcool, de preferência Isopropílico;

Limpeza do Placa

A placa de circuito impresso virgem de Fenolite ou fibra de vidro  pode ser utilizada para receber o desenho da circuito.
Figura 1 - Placa de circuito impresso virgem

Limpeza da placa circuito impresso utilizando álcool comum, detergente ou álcool isopropílico (dar preferência a esse último). O objetivo de limpar a placa está na remoção de qualquer substância que possa impedir o percloreto de remover o cobre da placa de circuito impresso. A remoção da toner de uma placa pode ser feita utilizando lá de aço.

Figura 2 - Limpeza da Placa de Fenolite ou Fibra

Impressão do Desenho da Placa de Circuito Impresso

Estou partindo do princípio que você já tenha feito o layout da placa de circuito impresso em um software para desenhar placas, eu normalmente uso o Layout Plus da Cadence, mas existem outras alternativas Freeware como o EAGLE PCB da CadSoft. Configure a impressão da placa, mas não esqueça de espelhar o seu desenho, se vc esquecer de espelhar desenho da placa de circuito impresso sua placa ficar ao contrário. Quanto a resolução, utilize a máxima que a impressora permitir, 3000 dpi se mostrou muito bom para trilhas de até meio milímetro. Também é muito importante mandar reforçar o preto. Coloque a folha de Papel Couchê e mande imprimir, utilize o lado brilhante da folha na impressão.

Figura 3 - Desenho da Placa de Circuito Impresso na folha de Papel Couchê.

Transferência do Desenho para Placa de Circuito Impresso

Cole o desenho da placa de circuito impresso na placa de fenolite utilizando fita adesiva, o lado do desenho (toner) fica face a face com a região cobreada da placa. Então basta utilizar um ferro de passar roupa a mais ou menos 200 graus e passar sobre a folha de papel, nesse instaste o toner aderea superfície de cobre. O tempo para uma aderência prefeita depende muito do ferro de passar roupa, tem gente que passa por 12 segundos eu prefiro passar um pouco mais, meu conselho é: treine, treine e domine essa etapa, ela é a mais crítica.
Figura 4a - Prendendo a folha de papel na placa de Fenolite


Figura 4b - Transferência do desenho para placa de Fenolite.

Se você ficar muito tempo passando o ferro na placa, ou usar em uma temperatura muito alta o ferro aparecerão bolhas no cobre.

Remoção da Folha de Papel Couchê

Depois de ter aplicado calor sobre o "sanduíche" formado pela  folha de papel couchê e a placa de circuito impresso virgem vem o momento de remover a folha de papel, para tanto basta mergulhos na água e cuidadosamente ir retirando a folha de papel. Você também pode ir esfregando a folha com a mão até ela se desmanchar.
Agora basta passar uma lã de aço sobre lado da placa com cobre para remover o toner furar e montar seu circuito e qualquer duvida é só perguntar.





Comentários

Anônimo disse…
Muito boa a explicação. Só acho que faltou explicar a etapa do ataque químico com percloreto de ferro.
msr4k disse…
Obrigado pela sugestão, vou reescrever a parte do percloreto.
Cesar disse…
Caro Mauro:

Grande tutorial! Obrigado e parabéns!!!
Uma dúvida: preciso fazer uma plaquinha com trilhas em ambos os lados (dupla face). Alguma dica? Depois de decalcar o desenho em um lado, é seguro fazer o decalque do outro lado ou o aquecimento da placa vai melecar todo o trabalho?
Abraço
Unknown disse…
tenho aquelas prenssas de blusas auechega a 200graus seracque dar certo pois preciso fazer varias placas de uma so vez
luisaugustocastro@hotmail.com
JuliusDroid disse…
Olá! Bom tutorial. Como já citaram, faltou a parte da corrosão da placa.
Eu já fiz com sucesso essa técnica utilizando folhas de transparência próprias para fotocópia. A diferencça é que, entre o ferro de passar e a transparência coloquei uma folha de papel comum, para não queimar a transparência.
Uma dica para tentar fazer uma placa dupla face usando a transparência é: primeiro - realizar a técnica deste tutorial para uma das faces da placa. Remover cuidadosamente a folha de transparência da placa de cobre. Cobrir o lado que ainda estará virgem com uma tinta resistente a água e efetuar a corrosão da placa com o cloreto férrico (percloreto). Um detalhe importante é na hora de desenhar o layout deixar três pontos de referência (furos) que não façam parte do circuito. Uma vez tendo a placa já corroída de um lado, fure os três pontos de referênia que serão usados no alinhamento das duas faces. Agora, remova a tinta da face virgem e pinte a face já corroída com o mesmo tipo de tinta. Utilize os furos para alinhar o posicionanto da transparência do verso da placa. Você pode furar a transparência também para ajudar a alinhar com os furos da placa (com alfinetes, por exemplo).
Com a transparência alinhada, fixe-a à placa com fita adesiva (tipo crepe para suportar melhor o calor) e remova os alfinetes. Por fim proceda com a transferência do desenho para a placa e posterior corrosão.
Espero ter ajudado.
Se alguém se interessar por maiores detalhes manda pergunta que tetarei ajudar.
Boa sorte e não desista enquanto não acertar. No início é um pouco difícil.
JuliusDroid disse…
Luis Augusto, deve ficar bom sim! Sei que com Silk fica muito bom.

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED