Fator de Potência

Nos circuitos em nossa residência a corrente pode estar em fase com a tensão, adiantada ou defasada. Quando a corrente está em fase com a tensão dizemos que o fator de potência é unitário, isso ocorre em cargas puramente resistivas, Figura 1. No caso corrente estar adianta em relação da tensão o circuito é capacitivo, Figura 2. Por sua vez, nos casos em que a corrente está defasa em relação a tensão tem-se uma circuito com características indutiva, Figura 3.
Figura 1 - Carga Puramente Resistiva

Figura 2 - Carga com características Capacitivas.


Figura 3 - Carga com características Indutiva.
O fato das correntes estarem em fase ou não com a tensão decorre em três tipos de potência, a Potência ativa, a reativa e a Aparente. Também é devido a defasagem na corrente que surge a necessidade de introduzirmos a conceito de fator de potência.

Potência Ativa

A potência ativa é aquela que produzir trabalho. A potência ativa P é igual a tensão eficaz Ue multiplicada pela corrente eficaz Ie com o cosseno do angulo de defasagem entre tensão e corrente. A unidade de medição de potência ativa é watt ou W.

Potência Aparente 

A potência aparente tem sua unidade de medida denominada de VA, Volte Ampère. Ela é denominada com a potência total do sistema sendo formada pela parcela de potencia ativa e reativa. Normalmente se utiliza a letra S denominar a potência aparente, sua formulação fica: 


Potência Reativa

A unidade de medida da potência reativa é o VAr (Volt  Ampère Reativo), a potência aparente Q é denominada com a corrente eficaz Ie, multiplicada pela tensão eficaz e seno do ângulo de defasagem. Essa potência equivale a energia armazenada no capacitor ou indutor em um período e devolvida a fonte em outro período, ou seja a energia reativa só sobrecarrega a rede elétrico, mas não produz nenhum trabalho.



Fator de Potência 

A relação entre potência ativa (P) e aparente (S) é denominada com fator de potência (FP)


Triângulo das potências

Uma forma de relacionar a potência ativa P, reativa Q, aparente S e o fator de potência de forma gráfica é o conhecido triângulo das potências:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED

Símbolos Elétricos