Resistores (batendo um papo)

Nessa primeira postagem resolvi começar pelo mais simples e usado dos componentes eletrônicos. O resistor está presente em qualquer circuito, normalmente aos montes, sua importância é inestimável para uma correta polarização dos transistores, limitação de corrente nos mais diversos dispositivos, equalização de correntes e tensões nas associações paralelas ou série (...). Como se não bastasse o resistor é utilizado para medir tensão, corrente, temperatura, velocidade do vento, intensidade luminosa, um verdadeiro faz tudo. -Sou um grande admirador de suas qualidades (...) às vezes penso que se ele fosse conhecido pelos gregos, na antiguidade, certamente algum filosofo teria dito que tudo no universo é composto por resistores.

Os resistores podem ser especificados segundo alguns atributos físicos, sendo algumas consideradas fundamentais e outras secundárias. As características fundamentais são: valor nominal em ohms [Ω] e potência de dissipação. Também existem as características secundárias: tolerância, coeficiente de temperatura, máxima tensão nominal, tensão de ruído.

O valor nominal de resistência é uma grandeza que relaciona a tensão e corrente. No SI sua unidade é o ohm, símbolo Ω. A capacidade dissipação de potência de um resistor está relacionada a máxima potência que esse dispositivo pode dissipar em um temperatura ambiente determinada. A tolerância está relacionada a máxima variação em relação ao valor nominal da resistência.

O coeficiente de temperatura é uma propriedade que quantifica a variação da resistência elétrica em relação a variação de temperatura. A máxima tensão nominal faz referência a capacidade que um resistor tem de suportar uma determinada queda de tensão, sobre seus terminais, se que suas propriedade seja modificadas. A tensão de ruído tem origem na agitação térmica de cargas no interior de um condutor em equilíbrio.

RevM26/08/2014 (+61,59%)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pinagem USB

Símbolos Elétricos

Tabela de Equivalência de Lâmpadas LED